20.11.11

opinião pouco partilhada, ou, a Moviflor glorificada

Não percebo o amor desta gente pelo IKEA. Preciso de um Valium se precisar de ir lá (só se for porque tem candeeiros mais baratos que os chineses), aquelas enchentes, aqueles corredores apertados, a sensação que estou a entrar nos quartos/cozinhas/salas das pessoas, as setas a indicarem-me para ondeir qual carneirinho no matadouro, a fila gigante no fim para pagar o estúpido candeeiro.

As casas já estão todas a parecer iguais por fora, amarelas de portões verdes dans le vrai style des nouveaux-riches, no futuro uma pessoa entra na casa errada e nem nota porque a mobília é toda igual à sua e clean e fresh e outros adjectivos que só ficam bem aplicados a pensos higiénicos e não a pedaços de contraplacado sueco.

Como diz o Dr. Phil1, no matter how flat you make the pancake there's always two sides to it, e os catálogos do IKEA são o meu momento de escape em que me consigo imaginar lá dentro num quarto arrumadíssimo a ler com um Labrador Retriever ao meu lado e crianças a jogar à bola dentro de casa, o que deve ser a ideia sueca de vida doméstica idílica. Além de que me venderam as estantes BILLY depois de as prateleiras da minha estante antiga dobrarem sobre o peso dos livros. E BILLY é o único nome de produto pronúnciavel.


1 Eu vejo o Dr Phil porque é sempre giro ver famílias mais disfuncionais que as nossas

3 comments:

  1. Pois, aí vocês têm um IKEA, não é? Aqui há dois e, realmente, o de Alfragide é de fugir. Agora vou sempre ao de Loures, que além de ser mais perto de casa não dá cabo dos nervos ;-).

    Tenho uma wishlist enorme de coisas de lá, e vê lá que até sei os nomes: EKTORP, SKÄNKA, MALM, EXPEDIT, ... Se ganhasse um Euromilhões, ia estafar uma boa parte no IKEA. There, said it.

    (E já agora, as prateleiras não terão dobrado SOB o peso dos livros :-P ?)

    ReplyDelete
  2. (Agora é que vi que falhou uma palavra logo ao início: era “aí vocês têm um IKEA”.)

    ReplyDelete
  3. lies, as BESTA são pronunciaveis também. also le a cronica do RAP sobre o IKEA :D

    ReplyDelete