18.6.13

era uma vez...

... um país. Este país tinha um bocado de complexo de inferioridade por ter feito uns descobrimentos em 1500 e troca o passo e desde então nunca fazer muito. Era pequeno de território; era pequeno de pessoas; e sobretudo, era pequeno de mentalidades. Por ser pequeno gostava muito de bater recordes: maior feijoada; maior pão de ló; maior ditadura de direita de sempre ditadura de direita mais longa do séc XX.
Uns países maiores (mas se calhar não tão maiores em mentalidade) deram-lhe dinheiro. E o país pagou aos pescadores para não pescarem, aos agricultores para não cultivarem. Pagou a maior rede de auto-estradas da Europa. Os hospitais ainda eram velhos, havia escolas primárias em que todas as turmas estavam na mesma sala e não havia cantina, a taxa de natalidade caía a pique porque as pessoas não tinham como sustentar crianças.
Mas este país era bom a uma coisa. Futebol! Gostava muito disto. Muitas vezes, o futebol abria o telejornal. E então tiveram uma ideia. Fazer um Campeonato Europeu cá. Para isso, fizeram sete novos estádios e renovaram três. O Campeonato foi um sucesso, supostamente, mas toda a gente se queixava que o governo gastou demasiado nos estádios. Enquanto os clubes faliam ou desciam de divisão e os estádios ficavam às moscas.
Não fizeram nada. Só falaram nos cafés. Enquanto o país afundava.
Muitos anos depois, um dos países que saiu dos descobrimentos de 1500 e troca o passo caiu na mesma esparrela dos estádios, enquanto escolas, hospitais e tudo o que faz uma sociedade o que ela é continuavam na miséria. O país, não sendo "dos brandos costumes", revoltou-se. Fez finca-pé. E o outro apoia o país irmão, está solidário com os protesto
Mas não fez nada acerca do que se passava lá.

9 comments:

  1. Replies
    1. A Izzie da Arte da Preguiça! Muito obrigada!

      Delete
  2. Sim, eu leio a Saia Travada ;) Comento nadinha porque sou um bocado calona, mas sou freguesa, sim senhora.

    ReplyDelete
  3. E tu sabias que esse país pequenino da Europa chegou a falar numa organização de Mundial ou de Olimpíadas (!!!) para supostamente "rentabilizar" os estádios? Não sei quem impediu isso de ir para a frente, mas era capaz de lhe dar um beijinho só pelo bom senso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mundial ouvi falar, Olimpíadas não!

      Delete
    2. falou-se nisso a seguir aos JO de Atenas (que - surprise, surprise! - foram uma das maiores causas da crise que eles vivem agora).

      Delete
    3. Montreal também foi um fracasso ecomómico. Foi em 76 e ainda se fala nisso.

      Delete
  4. "maior ditadura de direita de sempre"

    Terá sido a mais longa (do século XX). Apelidá-la de "maior ditadura de direita de sempre" é uma péssima escolha de palavras.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É, tenho essa tendência a escolher mal palavras. Irá ser corrigido.

      Delete