20.6.10

gente pequenina

 "A mim, o que me vale, meu caro Tolentino, é que já não há fogueiras em São Domingos".
José Saramago, a José Tolentino de Mendonça, 2009


Cavaco não foi ao funeral de José Saramago. O Governo Regional dos Açores recusou-se a enviar mensagem de condolências. Logo que comentei a morte na faculdade, alguém disse "Ele também não gostava de Portugal." (Há assim muito que gostar?). Porque é que há-de gostar de um país em que eurodeputados têm vergonha de serem seus compatriotas, vetam-lhe livros para concursos literários europeus porque "não representam o país e a sua cultura¹". Sinceramente, surpreende-me até que ele quisesse ser cremado em Lisboa.

Cá para mim, este desprezo todo a Saramago não se deve ao ser comuna/anti-Igreja/pro-ibérico mas sim à dor de cotovelo. Passo a explicar, nós não usavamos pontuação nas composições da escola primária, eram riscos a vermelho por todo o lado; Saramago não usa pontuação, pimba!, Prémio Nobel.

Para terminar, na minha opinião, Saramago leu e compreendeu muito mais a Bíblia do que muitos dos "católicos não-praticantes" que andam aí a mandar postas de pescada.



¹Cultura portuguesa: putas e vinho verde, aparentemente.

5 comments:

  1. Olá,
    Desculpa estar a invadir o teu blog, mas comentas-te um post meu no Shiuuu, fiquei curiosa e vim ver o que se passava por estas bandas.
    Adoro este teu post, Saramago é um dos meus escritores favoritos. Honestamente, acho bem feita para todos aqueles que o menosprezavam que ele tenha sido cremado cá. Assim, não nos deixa só os livros.
    Concordo contigo :) não sei porquê, tenho tido dificuldade em escrever como deve ser :P
    O que estudas, já agora?
    Se quiseres, aqui tens o meu blog : aplaceformetodream.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Olá!
    Que bom, o meu primeiro visitante que não conheço na vida real. Eu tambem comecei com dificuldades em escrever, mas disse a mim mesma que ia escrever todos os dois dias, fosse o que fosse, e lá consegui. É mais falta de uso do que outra coisa. Tambem ajuda ver as noticias e outros blogs, arranjar assuntos para comentar.
    Ando em Bioquímica, que é uma ciência exacta sem espaço para a criatividade, daí precisar de um blog ou tudo o queria escrever deixava-me maluca.

    Adicionado ao google reader :)

    ReplyDelete
  3. Olá!

    Obrigada! Admiro a paciência das pessoas de ciências, já a minha prima quer seguir Física.
    Gosto bastante do teu blog =)
    Curiosidade, no Shiuuuu, no segredo que publiquei sobre ser mulher, uma C. comentou e praticamente invadiu o meu blog. Sabes quem é? Não gostei mesmo nada da invasão...

    ReplyDelete
  4. O meu namorado e muitos dos meus amigos são físicos :)
    Não faço ideia. Que tipo de comentários? Porque se não forem muito maus, pá, é sempre mais um leitor! O Shiuu é 90% pessoas pretensiosas que julgam os sgredos. Basta ver o post recente sobre um aborto. Ugh.

    ReplyDelete
  5. Não, o comment era indiferente...só não gostei. Ela ou ele já pediu desculpa, anyway. =)

    Gente maluca! Ainda falam do pessoal do teatro :P

    ReplyDelete