6.9.10

lady lazarus

Chegou-me hoje às mãos - ou melhor, a minha avó atirou-mo à cabeça enquanto eu estava na cama às 8 da manhã - o livro que eu queria ler durante a minha escapadela espanhola, mas que não li, porque a amazon.co.uk é lenta, principalmente com livros usados. Os Diários de Sylvia Plath (1950-1962). Não sei se existe a tradução portuguesa disto, mas há do primeiro e último livro de prosa dela, A Campânula de Vidro, que é semi-autobiográfico. Leiam, pf.
Eu e a Sylvia somos manas. Ambas temos daddy issues do camandro, ambas perdemos um ano de faculdade por andarmos mal da cabeça, ela e o Ted Hughes (outro poeta, mas mais cabrão do que meu mano) passaram a lua-de-mel em Benidorm, e isso parece-me um sítio no qual eu passaria a lua-de-mel, porque sou forreta. (Não me perguntem como é que ela arranjou tempo para escrever o diário em lua de mel), e ambas metemos a cabeça no forno a gás para nos suicidarmos... espera, não, eu não fiz isso. Mas pronto.


Herr God, Herr Lucifer,
Beware.
Beware.

Out of the ash
I rise with my red hair
And I eat men like air.

-Sylvia Plath, "Lady Lazarus"

No comments:

Post a Comment