25.7.11

porque toda a gente anda a fazer isto

Ninguém me pediu para fazer esta cena sobre livros, porque sou forever alone, mas vou fazer na mesma porque como sabem sou intelectualóide.


1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?

Comprei o À Espera no Centeio de J. D. Salinger na minha primeira intérpida expedição à Fnac sozinha, tinha eu uns 16 anos, e calhou de ser num dos dias em que se passa a acção do livro, 17 e 18 de Dezembro. Todos os anos releio-o nessa data quase como um ritual, mas o Holden Caulfield continua a tirar-me do sério. Leio e releio Os Diários de Sylvia Plath, 1950-1962 antes de ir para a cama porque me acalmam.

2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Ai meu Deus, o Kerouac e o Pela Estrada Fora. Ainda por cima eu tenho a versão The Original Scroll, ou seja, tal e qual como a sua mente desarranjada o escreveu. Sim, é interessante vagubundear de um lado ao outro dos Estados Unidos à boleia e em vagões de comboio completamente pedrados, mas ler a mesma história mas com mulheres diferentes cansa.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?


Não percebo este tipo de perguntas - é suposto interpretar-se como eu não fazer mais nada senão ler um livro até ao resto dos meus dias, ou tirarem-me todos os livros de minha casa menos um, e nunca mais ler nada senão esse? De qualquer das formas, escolheria um livro muito maçudo e difícil de ler, com mil e uma interpretações diferentes, e faria quase teses de doutoramento sobre eles. Nesta categoria inserem-se livros como a Bíblia (em todas as suas versões e livros), Finnegan's Wake de James Joyce e o inevitável Guerra e Paz.


4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

Olá! Gostava de vos apresentar a minha lista da Amazon! (ignorem as perucas, neste caso).
Por algum motivo desconhecido, nunca li nada do duo Miller/Nin e isso chateia-me de vez em quando, como por exemplo agora.

5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

Os livros são estranhos na medida que quase todos acabam, não digo bem, mas sem pontas soltas, e sem explosões e beijos como no cinema. Por isso, os que me ficam na cabeça são os que ficam em aberto. Lullabies for Little Criminals, de Heather O'Neill (ainda não existe tradução portuguesa, mas se lerem inglês comprem-no, passa-se no meu bairro natal, que eu não sabia que era um ghetto); A Campânula de Vidro, da minha girl Sylvia Plath, em que a personagem Esther, que é somente um alter-ego fininho de Plath, diz que está curada para sempre da depressão, mas todos sabemos o que aconteceu à Sylvia. Por outro lado, o epílogo de Harry Potter e os Talismãs da Morte deixa-me com diabetes de tão fofinho e 2,5 filhos que é.

6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Se quê? Se lia em criança? Vou vos explicar. Eu tinha três anitos, e viemos de férias de Portugal. Estava eu no meu carrinho de bebé com sombrinha e li da montra dum talho "Carne de porco sem osso". A partir daí, não precisava da minha mãe para me ler os Dr. Seuss e os Shel Silverstein. Mais velhinha um bocadinho, adorava ler definições num dicionário enorme do meu avô que pesava no mínimo dez quilos. Lembro-me de pegar no A Morte de Carlos Gardel do Lobo Antunes quando tinha uns oito anos e sentir-me muito avantgarde, mas não percebi nada.
Descobri o Harry Potter e o Adrian Mole porque uma familiar minha mos emprestou quando estava sempre doente das amígdalas. Ainda sou mega-fã de Harry Potter, mas o Adrian Mole ressoa muito comigo porque a autora consegiu com que aquilo parecesse mesmo o diário de um rapaz pré-intelectualóide, pais a separarem-se e a juntarem-se e tudo. O Diário de Anne Frank não parecia ter uma voz tão autêntica. Foi a altura em que descobri um dos livros que continua na minha lista de favoritos, A Terra do Anjo Azul de António Mota. Gostava muito dos livros fininhos da Maria Teresa Maia Gonzalez, mas fazia-me confusão que todas as personagens morassem em Lisboa e tivessem empregadas. Fazia parte da leitura obrigatória os livros infantis da Sophia, mas detestava-os por serem sempre sobre meninas ricas e flores e "fáceis" demais para mim. Hoje em dia gosto muito da poesia dela. Ah, e adorava a série Diário da Princesa da Meg Cabot.
Os meus pais levaram-me a um psicólogo judeu na parte fina (e judia) da cidade, lembro-me de lhe perguntar porque usava um chapéu tão pequenino. Adiante. Os testes concluiram que estava num percentil altíssimo da inteligência lingística para a minha idade, que estava mais ou menos no normal no resto, e que na motorocidade estava muito abaixo. Ainda hoje tropeço nos próprios pés.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Não digo chato, mas o Dreamcatcher e o It de Stephen King são livros grossíssimos, de letra pequenina, e a escrita dele anda para trás e para a frente no tempo, assusta (literal e figurativamente) uma pessoa. Porque é que li? A trama era demasiado interessante e convoluta para deixar de lado.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

A Câmpanula de Vidro, Sylvia Plath. The Collected Poems, Sylvia Plath. Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez. Jane Eyre, Charlotte Brontë. A Terra do Anjo Azul, António Mota. Middlesex, Jeffrey Eugenides. Even Cowgirls Get The Blues, Tom Robbins. Lolita, Vladimir Nabokov. E outros que não me lembro agora. Ide ver ao meu goodreads

9. Que livro estás a ler neste momento? 


O Mito da Beleza, de Naomi Wolf. Bastante maçudo de se ler, faz lembrar artigos científicos.

10. Indica dez amigos para o Meme Literário:

Er, eu não sei se tenho sequer dez amigos na blogosfera, ou sequer se me leêm. Matilde, Puga, Betânia, Rebeca, J*, Charlotte, Ricardo, Eliana, Cláudia, Ana ... e tu, que me lês. Sim, tu.



sobre o tamanho deste post:
Aquele Que Não Gosta de Saias Travadas says (23:23)
viraste professor Marcelo, foi?

3 comments:

  1. O livro do Kerouac até é engraçado. Um pouco maçudo a inicio, mas porreiro. Livros bastante interessantes que mencionaste aqui.

    ReplyDelete
  2. Mais um leitor! Acho que vou tornar a pegar nele, ainda deixei lá um marcador de página.

    ReplyDelete
  3. assim que puder faço este. agora tb tens um desafio no meu blog. coisas de gaja mas pronto :D

    ReplyDelete