8.9.11

mau jornalismo

Estado vai deixar de comparticipar pílulas e três vacinas vendidas nas farmácias (publico.pt)

Utentes condenam corte na comparticipação de pílulas e vacinas (expresso.pt)

"Distribuição continuará a ser gratuita nos centros de saúde." Ou seja, quem precisar da pílula saberá onde a ir buscar - e a rapariga de 15 anos que tem vergonha que saibam que toma a pílula até nem vai à farmácia da aldeia, pois não? Deixem-se de alarmismos, não leiam só as letras gordas.

Estou mais preocupada com os broncodilatores para doesntes asmáticos ou com DPOC, que as bombas já eram tão caras... E sendo que estas doenças têm tendência para as crianças (no primeiro caso) e os idosos (no segundo), estou a ver a coisa a ficar negra.

3 comments:

  1. É precisamente por não ler só as letras gordas que já nem fico chocada com estas medidas todas. Cortes, cortes e mais cortes. Alguns compreensíveis, outros apenas porque sim. E tempo para ir ao CS? Ficar lá desde as 7h da manhã à espera. É uma situação menos grave, mas ainda assim: despedimentos de enfermeiros por email e carta registada; condições de trabalho precárias; medicamentos sem serem comparticipados; falta de incentivo às unidades de transplantes. Estão a puxar o tapete a quem menos tem. E isso não é justo. Daqui a pouco o cinto já não espaço para mais um furo.
    Isto enquanto os senhores ministros continuam impecáveis nos seus fatinhos, as suas mordomias...

    ReplyDelete
  2. Christina, parece que há uma certa tendência para as pessoas do Norte minimizarem esta questão das pílulas (cf.) — o que é bom sinal, é sinal de que por aí as coisas funcionam. :-)

    Em Lisboa e, mais ainda, nos subúrbios de Lisboa as pílulas nos centros de saúde esgotam num instantinho, e sempre para as mesmas: as que têm tempo de passar lá a vida. As pessoas que cujo rendimento não se chama subsídio, que têm de fazer aquela coisa mirabolante chamada "trabalhar", quando lá vão (mesmo que à consulta de planeamento), já não há.

    Piolho Sintético

    ReplyDelete
  3. Não percebo o porquê de ser mau jornalismo... também não o explicas no teu post.

    Na minha opinião há mesmo razão para alarme tanto em relação aos broncodilatadores como em relação à pílula, às vacinas e, infelizmente a tantas outras coisas. E é necessáriamente por não ler só as letras gordas dos jornais...

    ReplyDelete