27.5.13

o marquitos e a lolita II: o regresso do velho

(Para quem não percebeu o título, está aqui o post, um dos que acho mais bem escritos d'a saia travada)

Finalmente, um sábado de calor em que ia tomar beber um café com as amigas e tagarelar. Estava no comboio, parada em Ermesinde, a ouvir música aos berros e de óculos gigantescos em forma de coração (...sim, como na adaptação ao cinema do Lolita), quando se senta o senhor de cabelos brancos e óculos de massa ao meu lado, o que era estranho, ele há um anito que não me chateava. Ainda o consegui ignorar durante uns minutos, mas ele põe-me a revista do Expresso (com uma belíssima reportagem sobre a co-adopção, ide ler) à frente da minha cara.
-Para se entreter até S.Bento... às vezes ler uma frase ou um parágrafo alegra-nos. Mas já se nota que está mais feliz.
Pensava que só as pessoas mais próximas nos podiam ver na cara a felicidade - ou pelo menos a ausência de tristeza. Olhei para o que ele estava a ler. Uma crítica na Actual do Expresso sobre o Fala, Memória, do Nabokov. Deus não joga aos dados.
-Já resolveu a causa da tristeza?
-Não sei, parece-me que a causa está na minha cabecinha. - Atirei o barro à parede. Às vezes é mais confortável  falar com desconhecidos.
-Sabe que há vários tipos de depressão. E depois há neuroses que nos fazem reverter a fases passadas...
-Leu Freud?
-Li, muito.
-Eu sou mais de Jung.
-Um conselho, não leias Freud nem Jung até saíres totalmente do buraco. Santos da casa não fazem milagres, tu não és a tua própria terapeuta.
Faz-me lembrar uma rábula do Sem Penas, de Woody Allen, em que desmantelam uma rede de prostituição intelectual. Os senhores pagavam à hora para falarem de livros ou política com meninas universitárias. Pagavam mais se fosse literatura comparativa. Era isto que este senhor precisava. (E eu também não dizia que não a uns trocos.)
Chegamos.
-Prazer em vê-lo, Marquitos. Bom fim de semana.
E lá fui, comer uma tarte de (Sumol de?) limão nos Aliados e ler revistas porno dos anos 70 em alfarrabistas.

1 comment:

  1. Como te disse, "já vi maneiras piores de ganhar a vida" :)

    ReplyDelete