23.10.13

Esta história da menina "Maria", encontrada num acampamento de ciganos na Grécia está-me a chatear imenso. A beatificação da menina-anjo-loira, que, os media assumem, pelo meio das referencias à beleza caucasiana da criança, que foi raptada à la Maddie McCann dos pais branquinhos.
Porque é que assumimos que foi raptada? Não está em nenhuma base de dados europeia. (e não, não é a menina do Kansas, os ciganos são nómadas mas nem tanto.)Quem sabe, (e acho provavel) se a mãe dela a terá vendido ou dado e não estará melhor com a familia que a estava a criar, ainda que a adopção não tenha sido legal? Se calhar ainda acreditam no "come a sopa ou eu chamo os ciganos para te levarem".
O problema disto também é que abre precedentes para outras coisas:  já duas crianças, uma na Itália e outra na Irlanda, foram retiradas dos pais ciganos por serem mais loiros, no caso da Itália com a afirmação da policia de "é bonita de mais para ser cigana". O ADN e recessividade dos genes diz que não.
A menina estava a ser criada por uma familia que num ano registou 6 crianças. Essas crianças estão agora numa instituição? Porque é que ainda não vi nenhuma fotografia delas? Fizeram testes de ADN também? Esqueci-me. São ciganas.

(Para quem vive debaixo de uma pedra ou não anda a ouvir as velhinhas no autocarro a falarem disto, noticia do Publico)

No comments:

Post a Comment