3.12.10

chapéus há muitos, parte IV

Se tiveres menos menos de 60 anos ou fores do sexo feminino, usar chapéu em Portugal é como andar na rua vestida de senhora da época vitoriana ou palhaço, farda das SS ou coisa que o valha. Português que é português desbrava o frio ou o sol, até chegar àquela idade em que tem que impreterivelmente comprar uma boina verde-tropa ou castanha.
Hoje andei com um chapéu cloche cinzento, da cor da minha saia (não travada). Estava um frio do c******¹ e toda a gente sabe que perdemos a maior parte do nosso calor pela cabeça. E os meus pais sempre disseram que eu tinha cabeça para chapéu - olhem, ao menos serve para alguma coisa. Chapéu eu pus.
Trolhas: olham com um olhar completamente diferente do que estou habituada. Um disse "Olhá Beatriz Costa!". Hm. Este percebia de moda dos anos 20. Palmas para ele. Amigos, dizem-te que pareces a idosa do Sozinho em Casa III.
Continuarei a usá-lo, a ele e aos seus companheiros de quando o tempo o ditar ou a roupa convier. Chapéus ao poder, jovens!

¹Inserir letras ao vosso gosto pessoal e educação que receberam em casa.

2 comments:

  1. E gorro, não? É muito prático e nao dá origem a esse tipo de situações...

    ReplyDelete
  2. Gorro só para assaltar bancos.
    Tou na brinca, eu tenho gorros. Se bem que são em forma de morango ou com as cores do arco-iris.

    ReplyDelete