12.10.14

guacamole

Antes de começarem, vou vos dar uma música para ouvir enquanto leêm:



Gira, não é? Bem, ontem fiz guacamole. Ver futebol ou filmes acho que requerem sempre alguma coisa para petiscar, e desde que dei uma festa no Verão que viciei em guacamole e tenho feito quase todos os fins de semana. Cumpre os requisitos necessários: é de comer à mão e vai bem com cerveja.
O guacamole é uma pasta à base de abacate, de origem mexicana que remonta ao tempo dos Aztecas; Como podem imaginar, há inúmeras maneiras de a fazer (mas garanto que nenhuma delas leva maionese, como alguém me sugeriu).


Vão precisar de:
1 abacate bem maduro (isto é, casca bem escura, quase preta)
Coentros (podem ser frescos, congelados ou secos, tanto faz)
Malaguetas (A verdade é que deveriam ser jalapeños. Já os usei, assim como piri piri em pó e malaguetas secas)
Sal grosso
1 Lima (fiz batota, como irão ver a seguir)
Alguma coisa para comer com o guac: nachos, batata frita, tostinhas, vegetais,etc. Eu uso pão naan como irei falar mais à frente.

Com a faca, cortam os coentros e a malagueta (e uma só chega, ACREDITEM) com o sal grosso, até ficar tudo esmagado. Também podem (ou devem) usar o almofariz se tiverem; este método é para dar cabo das facas. Abram o abacate a meio e reservem o caroço. Deitem o abacate numa tigela ou tupperware, com a mistela previamente feita, espremam o sumo de lima e misturem com uma colher ou garfo. Sobre a lima: esqueci-me delas, não ia sair de casa por causa dela, e fui ao quintal buscar um limão, ainda verde, só para compensar. Eu sei, eu sei que é diferente, eu também bateria em alguém se me pusessem limão no gin tónico, Foi o cabo dos trabalhos para espremê-lo,mas não notei muita diferença no paladar.

À beira do limoeiro ouvi piar - uma mãe galinha (irónico, não é) tinha picado e meio que enterrado esta coisita que agora está em cima de uma botija quente a ver se arrebita.

Provam com o dedo (o guacamole, não o pintainho) e acrescentem sal e coentros se necessário. Pegam no caroço e metem no meio da tigela, que parece que previne a oxidação.

Eu pessoalmente gosto de metê-lo no frigorífico umas horas antes da hora da papa, e como com pão naan aquecido. O que é pão naan? É um pão chato indiano - comi uma vez num takeaway indiano e amei, e procurei maneira de o fazer em casa, mas parece tudo muito complicado. Até que um dia lá estava ele no LIDL local, na secção da comida asiatica. Lá há normal, de ervas aromáticas e um de côco e passas que já trouxe por engano mas é bom ao pequeno almoço. É suposto aquecê-lo no forno mas ain't nobody got time for that por isso rasgo-o ao meio e meto na torradeira, e não é que fica bom? Depois o contraste entre o fresco do guacamole e o quente do pão é divinal. A maioria come com nachos, mas eu peço desculpa, não como nada laranja radioactivo.

Se vos sobrar, metem no frigorifico com película por cima. Eu já o usei de Sábado para Terça e fica só mais acastanhado em cima, mas como veêm não morri. Eu gosto de o por em sandes de frango e levar para almoço.

E prontes,  uma sopa antes do jogo, comem isto com uma Somersby fresquinha e não há dois golos da selecção francesa que vos tirem o ânimo.


No comments:

Post a Comment